sábado, 6 de setembro de 2014

#2 - Espaço Eça - na senda da simplicidade

Mas que ideia genial “Eça”, de criar um “Espaço” assim, em Leiria. Um conceito novo e recente, no centro histórico da cidade: aliar um simples café, aos petiscos, aos vinhos e à literatura. Diria mais: aos gostos simples e sabororos.  
Estava curiosa para visitar o “Espaço Eça”, projeto da Susana e do Luis. E…expetativas totalmente superadas. Tanto que depois de uma refeição leve ao almoço, regressei para lanchar e trautear com uma amiga. Voltamos sempre onde já fomos felizes, não concordam?
Apaixonei-me logo no exterior: a pasteleira recuperada, a sardinha pendente, a ardósia e o banco de encosto. Os pormenores são, sem dúvida, o que tornam este Espaço, tão especial.
 

Fiquei rendida: à decoração simples, sóbria e confortável, à luminosidade, à musiquinha de fundo (viva a bossa nova e o jazz), às joias literárias e à simpatia com que nos receberam. Todo este cenário, sob o olhar atento do Eça!
 


Ao almoço aviei-me com uma salada de bacalhau acompanhada de alface e tomate. E não deixei de provar a tosta de alheira e queijo da ilha que me encheu as medidas. Para sobremesa, um requeijão com canela e doce de abóbora. Tão simples e delicioso quanto pecaminoso. À tarde um copo de sumo de laranja natural e uma boleima. Ainda fui amavelmente presenteada com pedaços de chocolate negro. Oh tentação! Claro está que, à noite, para me redimir, tive mesmo que gastar as solas!
Já me soou que há outras especialidades por lá: o folhado de morcela, o de alheira, o xisto de presunto e queijo curado. Para acompanhar com vinho a copo, cerveja artesanal ou uma sangria do Eça.
Parece-vos bem? A mim, parece-me tentador.

A comida: refeição rápida, leve e saborosa. Ainda por cima, a preço bastante acessível.
O atendimento: simpático.
O ambiente: cosy", calmo e relaxado. Convida a ficar. Mas o inverno vai pedir um braseiro!
A localização: zona excelente para passeios pedonais. E visitas do Padre Amaro.
Gostei mesmo: do Espaço. Não é para jantar, muito menos de top. Mas é bonito, com conjugação perfeita de peças vintage, acolhedor e de cara bem lavada.
Não gostei: algumas das especialidades não constam na carta. Ainda.Mas cada coisa a seu tempo.

E agora...vou ali lavar a loiça. Boa noite!

Sem comentários:

Arquivo