terça-feira, 16 de setembro de 2014

#3 - Ti Maria dos Queijos - uma tasca à portuguesa

Nesta tasca, come-se bem, come-se muito e paga-se pouco. Digo eu. Tem ótimos petiscos. A ementa inclui entradas de queijos frescos e secos (ah tamanha perdição!), azeitonas e pão e broa. De resto é escolher grelhados na brasa à unidade, entre morcela, alheira, chouriça, linguiça, lentrisca, costoleta, entrecosto e há também bacalhau na brasa com batatinha a murro. A salada e a batata frita são de "chorar por mais" e dão para alimentar a família inteira. Acompanha tudo com vinho a jarro.


A Tasquinha da D. Maria ou da Ti Maria dos Queijos, como é sobejamente conhecida, é uma casa simples e despretensiosa, com pequenas divisões e numa delas um antigo lagar de azeite que foi transformado em pouso redondo com a prensa ao centro. Quem vai à procura de grande conforto que não se iluda. Estamos numa tasca. Só há bancos. E mesas, essencialmente quadradas. Mas nada mais fácil do que arrastá-las...e juntá-las mediante o espaço disponível. As paredes são ornamentadas com objectos agrícolas.
A D. Maria anda quase sempre por lá e a sua simpatia cativa-nos logo à entrada. Assim que passamos a porta - sempre aberta - o café e o espaço reservado ao grelhador conferem um sabor saudosista da infância. Há também um recanto engraçado, numa das salas, que oferece alguma privacidade.
Fica na Serra d’Aire e Candeeiros, e chegar lá não é propriamente tarefa fácil, mas nem por isso perde pontos. Pelo contrário. A paisagem, a partir do banco corrido no exterior, é grandiosa!
Mesmo a meio da semana, está (quase sempre) cheia. Se dispensarmos as sobremesas (arroz doce e pudim), uma nota de dez euros basta. Bem empregues, com certeza. Aprovado!

A comida: dentro do leque, saborosa.
O atendimento: destreza e simplicidade.
O ambiente: assim a dar mesmo ar da verdadeira tasca de aldeia!
A localização: chegando ao Livramento (Porto de Mós), respira-se a tranquilidade da Serra.
Gostei mesmo: da batatinha frita cortada bem fininha! Ui ui. 

E agora...vou ali espreitar se o Clooney sempre sobe ao altar, em setembro. Vai que ainda me convida para ir à cerimónia! E eu, irritadíssima por voltar ao Lago Como...

Sem comentários:

Arquivo