terça-feira, 2 de setembro de 2014

Abertura oficial da tasca

Percorro umas milhas. De vez em quando, vá. Faço uns kms mais frequentemente e corro uns metros quando me dá na real gana. Pelo menos, tento. Não é só por desporto ou por moda (sim, que sobretudo passear-se à beira-rio ou alinhar em grupos de corridas noturnas é sinónimo de preocupação com o físico e cai sempre bem numa conversinha banal) ou porque faz realmente bem (essa conversa que já todos conhecemos de cor e salteado), embora também saiba que isto acima dos 40 não perdoa! Oh vida maldita!

Mas o pecado é mesmo a gula. E ainda em jeito de confissão vos digo:gosto muito de comer! De petiscar. De trincar. De saborear. De experimentar. De viajar à volta de uma mesa. E, por fim, de beber, um bom vinho! Portanto, não tenho outro remédio senão desenfrear as pernas com tamanhos descalabros alimentares que vou cometendo. E com umas mini corridinhas no Polis isto lá se vai aguentando! Sim, que o meu desporto favorito é mesmo uma esplanada e o pôr-do-sol!

E depois também gosto, tanto ou mais, de me evadir. Quem é que não gosta?! Sou um bocado viciada no “vá para fora cá dentro”. Há quem me chame de “bazar ambulante”, ou seja, ando de poiso em poiso e mesmo sem querer tenho sempre estórias para contar aqui, ali e acolá.

Este é o fio condutor da Tascolandia: um blogue de tascas (as antigas e as modernas), petisqueiras, restaurantes, esplanadas, tabernas, adegas, terraços e afins (comidinha, quero eu dizer!) por onde vou passando, conhecendo, experimentando e registando as minhas impressões. As boas...as menos boas e as más. No nosso Portugal. 

Engane-se quem vem aqui à procura de restaurantes com distinções e estrelas (com todo o respeito pelos chefs!), mas para além de não ter carteira recheada para tal (embora também lá vá de quando em vez) essa não é a minha praia. Todos temos uma. Até gosto da praia do Ancão, mas prefiro a da Marinha (vale pela ginástica de subir aquela escadaria à torreira do sol). Está-me na massa do sangue. E gostos não se discutem.

Por outro lado, este também não é um espaço de crítica gastronómica nem nada que se pareça. Nem se aspira a tal. Entendidos? Por isso, se alguma coisa correr mal quando for a um sítio afamado, não escondo. "Boto" a boca na botija. Aqui sai tudo para a mesa: os "recomendáveis" e os "a evitar". Mas também sei reconhecer imprevistos, exceções e dias maus. Todos temos.

Nunca faço frete quando vou comer fora (a bem dizer, de vez em quando calham-me uns bem penosos). Mas se aqui leem sobre algum tasco é porque sou, certamente, a primeira a recomendá-lo ou a criticá-lo, aos meus amigos.

E porque alguns dos melhores petiscos ou pitéus, são na maioria, acompanhados com dormida, passeios e leituras, é bem possível que por aqui encontrem uns devaneios sobre esses prazeres. E agora...

é hora de tocar os copos de vinho e inaugurar a Tascolandia!  Tchim, tchim.

2 comentários:

Princesa Cici disse...

E assim tudo começa!! Bora lá à tasca!

Anónimo disse...

E que belo texto de "entrada"!
Bons Prazeres!

Arquivo